Vamos falar sobre esta temática super importante que é a sexualidade.
E a sexualidade não é apenas importante, ela é essencial para nossa qualidade de vida. A sexualidade não se resume ao ato sexual, mas abrange nossa conexão com nosso corpo. Ela começa no auto-cuidado com nossa região íntima, o auto conhecimento e entendimento do que nos da prazer. Outro ponto importante é ter uma boa conversa com seu parceiro/a para que você consigam se entender quanto ao que gostam e como conseguem se satisfazer mutuamente.
Cada vez mais estudos vem mostrando e enfatizando a importância do orgasmo feminino, quebrando paradigmas como sobre a “obrigatoriedade” de algumas pessoas quanto ao orgasmo durante a penetração.
Atualmente temos mais conhecimento sobre o clitóris, órgão sexual feminino (análogo ao pênis), repleto de terminações nervosas, que por vezes é tão esquecido…
Mas como posso melhorar?
- Exercícios Íntimos: A boa e velha ativação dos músculos do assoalho pélvico (percebida quanto realizamos a manobra de “segurar o pum”) é uma maneira de treinar estes músculos. Tenho um post aqui no IG explicando melhor sobre o assunto. Atualmente existem aplicativos que auxiliam na prática realizar os exercícios íntimos em casa, porém sempre importante ressaltar que para inicia-los o ideal é realizar uma avaliação com um Fisioterapeuta Pélvico.
- Movimentos de quadril: Nosso quadril precisa de mobilidade! Toda paciente que passa em consulta comigo, escuta a minha velha piadinha da “dança do ventre”. A mobilidade nos auxilia na melhor percepção da região íntima.
- Acessórios: Vibradores, cones vaginais, exercitador para o assoalho pélvico, bolinhas de ben-wa… Fique atenta/o que em breve vou explicar mais para vocês.