Você sabia que existem exercícios para sua região íntima? E que os benefícios destes exercícios vão além da sexualidade, podendo ser realizados para previnir as disfunções da musculatura do assoalho pélvico?
Quem pode fazer?
Todas mulheres podem (e devem) iniciar os exercícios íntimos
Quando devo iniciar?
O quanto antes. Pensando que a cada momento estamos sobrecarregando nosso assoalho pélvico com o aumento de pressão causado pela tosse/espirro/pulos/corrida/levantar peso… precisamos melhorar o mecanismo de ativação dos músculos íntimos para minimizar o impacto.
Mulheres na #menopausa devem fazer?
Com certeza! Geralmente neste período há um decréscimo de hormônios importantes como o estrogênio que ajuda na manutenção da força muscular. Se pensamos em exercitar os músculos “do tchauzinho” que ficam “moles”, por que não pensar nos músculos do assoalho pélvico?!
Quais são os benefícios?
Alguns dos benefícios são:
- prevenção das disfunções como incontinência urinária/fecal/flatos;
- Melhora do auto-conhecimento e percepção da região íntima;
- Melhora da sexualidade/fase de resolução (orgasmo);
Existe contra-indicação?
Geralmente evita-se orientar exercícios para pessoas que estejam com infecção urinária ou em fase inflamatória de hemorroidas. Em Gestantes o ideal é ter a liberação médica…
Como fazer?
Para iniciar precisamos da consciência desta região. Sente-se em uma cadeira reta para que você consiga sentir está região. Coloque uma mão na barriga e outra no bumbum (pois estes músculos devem estar relaxados durante o exercicio). Imagine que fará uma força de “segurar pum” ou “segurar o xixi”. Pronto você está exercitando seus músculos íntimos! Agora observe quantos segundos consegue manter esta contração e repita 10 vezes para iniciar. É importante uma avaliação do Fisioterapeuta Pélvico para te deixar mais segura, mas se você não tem disfunções, é uma maneira de começar.
Cuidado importante…. NUNCA realize o exercício durante a micção! Para fazer xixi precisamos estar relaxadas, se não iremos arrumar um problema 😰
Sugestão: faça este exercícios durante a relação sexual ou em seus momentos de intimidade e comprove os benefícios😏