Com certeza nos dias em que tomamos muito liquido é normal que sintamos mais vontade de fazer xixi, porém em condições normais, com ingesta hídrica controlada, isso é normal? 

A bexiga é um órgão que tem como função armazenar urina. Ela é um músculo liso, sendo que sua capacidade de enchimento pode variar, porém espera-se que um adulto tenha capacidade de suportar aproximadamente 400 ml. Em crianças a capacidade é diferente conforme a idade, até que ocorra a maturação desse órgão. Existem pessoas que suportam muito mais ou muito menos, existindo diferenças entre sexos e uma mesma pessoa pode apresentar alterações nesta capacidade durante a vida. 

Os hábitos de ingesta hídrica, o tipo de bebida (refrigerantes, ricas em cafeína), ingesta de frutas/alimentos ácidos, controle da frequência miccional e capacidade de coordenação da musculatura do assoalho pélvico podem influenciar no funcionamento/capacidade volumétrica deste órgão.  

Conforme ingerimos líquido, nossa bexiga precisa estar relaxada e nosso assoalho pélvico contraído para que não ocorram escapes urinários, e a bexiga consiga se “expandir” corretamente. Por outro lado, o inverso deve ocorrer para que possamos urinar: a nossa musculatura do assoalho pélvico precisa relaxar para que a bexiga se contraia e esvazie-se totalmente.  

Porém algumas pessoas apresentam contrações involuntárias da bexiga durante a fase de enchimento (aquela fase onde a bexiga deveria estar relaxada) e dessa maneira não aguentam “segurar o xixi” por mais tempo, apresentando urgência miccional, que pode ser diagnosticada como Hiperatividade da musculatura detrusora. Nesses casos, além do controle da ingesta hídrica e alimentos, como citados acima, é necessário o tratamento com Fisioterapeuta especializado em Fisioterapia Pélvica, que por meio de técnicas e aparelho específicos poderá auxiliar nestas situações. Algumas pessoas também precisam do tratamento medicamentoso que deverá ser orientado por um urologista ou nefrologista. 

E aí, você conhece alguém que vai ao banheiro várias vezes no dia? Compartilhe este post com ele/a! 

Algumas dicas para quem se identificou com o post: 

  • Sempre dê preferência a fazer xixi sentada/o: Nos banheiros que for possível, higienize o local, sente-se e relaxe para urinar. Ao final espere alguns segundos (conte até 10, por exemplo), pois algumas pessoas ainda apresentam um “restinho de xixi” que acaba ficando na bexiga (resíduo miccional).  
  • Observe quantas vezes você faz xixi durante o dia: O ideal é que faça de 5 a 8 micções.  
  • Beba bastante liquido: Principalmente água, durante o dia, para manter seu corpo hidratado e seu xixi bem clarinho. Lembre-se: Xixi escuro e com cheiro forte é sinal de que você está segurando a urina por muito tempo, podendo levar a infecção urinária, por exemplo. 

 

 

#fisiopelvica #escapesurinários #urologia #pediatria #incontinênciaurinária