Geralmente durante a infância a maioria dos indivíduos adquire a capacidade de conter a urina. Sendo assim, quando a bexiga fica cheia nosso organismo nos sinaliza que é o momento de irmos até o banheiro para urinar.Porém algumas pessoas tem dificuldade com esta função e apresentam um quadro clínico conhecido como Incontinência Urinária. Durante o período noturno algumas pessoas precisam levantar para urinar, noctúria, porém outros não sentem desejo de urinar e quando veem fizeram o famoso: xixi na cama, apresentando assim um episódio de enurese.

A enurese é mais comum durante a infância, porém existem adolescente ou adultos que convivem com esta situação que lhe causa transtornos para seu dia-a-dia. Importante ressaltar que existe cura e vários tratamentos para a enurese.

De maneira resumida temos três tipos de Incontinência Urinária:

  • Esforço: ocorre quando o indivíduo não consegue segurar o xixi durante um aumento da pressão intraabdominal que ocorre durante a tosse, espirro, corrida ou saltos. Geralmente associada a fraqueza da musculatura do Assoalho Pélvico. Nestes casos os exercícios com biofeedback e eletroestimulação realizados com seu Fisioterapeuta Pélvico trarão melhoras dos sintomas.
  • Urgência: necessidade urgente de urinar, será mais detalhada abaixo.
  • Mista: combina sintomas dos dois tipo acima.

O primeiro ensinamento que devemos aprender com nosso xixi é quanto aos seus aspectos físicos: Ele deve ser clarinho, não ter cheiro e seu fluxo durante a micção deve ser constante (quando começa sair, deve sair totalmente sem interrupção ou bloqueio). Lembrando: NUNCA segure o xixi durante a micção, esta é uma técnica ultrapassada e que pode provocar resíduo miccional.

Em segundo lugar precisamos entender que: Quem manda em nossa bexiga somos nós e não ela! Por vezes algumas pessoas se vêem como reféns de sua bexiga. Geralmente isto ocorre nos casos de hiperatividade detrusora, a bexiga apresenta um hiperatividade que provoca desejo de urinar com frequência maior e muitas vezes com baixo volume de urina. Pessoas que sofrem deste sintomas devem visitar seus urologistas o quanto antes. Existe tratamento medicamentoso e além disso a Fisioterapia Pélvica tem ótimos resultados nestes casos.

Em terceiro lugar: NÃO segure o xixi durante horas. Várias vezes escutei conversas de pessoas leigas falando orgulhosas que conseguem segurar seu xixi por longos períodos. Fique claro que este hábito não ajuda em nada a saúde do seu períneo e trato urinário, isso é perigoso e pode levar a infecção urinária.

E em último lugar: PERDER URINA NÃO É NORMAL! Se você percebe gotinhas de xixi em sua roupa, cheiro de xixi ou até mesmo perde jatinho de xixi durante um espirro, procure um urologista e agende uma avaliação funcional do seu assoalho pélvico com um Fisioterapeuta Pélvico. Não deixe de observar os sinais de seu corpo.