A Fisioterapia Pelvica é a área da Fisiotereapia que previne, reabilita e trata os distúrbios cinético-funcionais que acometem a pelve humana. Incontinência fecal, urinária são exemplos das disfunções mais comuns tratadas por essa área . Sendo assim, conta com aparelhos e técnicas específicas para realizar esses tratamentos.
O Biofeedback é um recurso muito utilizado e que apresenta bons resultados em sua utilização na área. Ele funciona como um sensor que capta a atividade muscular do assoalho pélvico. A conexão entre o paciente e o aparelho, se faz pelo uso de uma “sonda” que é introduzida no canal vaginal ou anal, em paciente adultos.
No caso de pacientes pediátricos a orientação é utilizar aparelhos que detectam a atividade muscular sem que seja necessária a introdução de sondas. Os aparelhos de biofeedback com eletromiografia de superficie, atuam por meio de eletrodos que são posicionados na região do assoalho pélvico da crianca, o que não gera desconforto durante a realização da terapia.
Esse tipo de aparelho auxilia na avaliação da musculatura do assoalho pélvico (MAP) e no tratamento pois permite que tanto o paciente possa visualizar seu desempenho durante a terapia, como que seu fisioterapeuta pélvico possa criar novos desafios para o tratamento proposto, podendo evoluir gradativamente.