Você sabia que algumas pessoas podem apresentar a musculatura do assoalho pélvico (região conhecida popularmente por períneo) tensa? Pois é… tendo em vista que este é um grupo muscular assim como os outros músculos estriados do nosso corpo, ele também pode apresentar-se tenso.

Ao contrário do que muitos pensam, um períneo excessivamente contraído não é sinal de região intima saudável para a prática sexual, ele pode prejudicar nos esvaziamentos , durante a micção e a evacuação, pode ser a causa de infecção urinária de repetição, além da dor durante a relação sexual. Por esta razão, eu (aqui expressarei uma opinião pessoal) não gosto desta generalização da prática do exercício íntimo sem avaliação prévia…. Existem orientações gerais, porém nosso treino deve ser personalizado!

O estresse é fator da tensão? 

Por vezes observa-se que o estresse, seja o causado pelo trabalho ou própria cobrança exagerada é maior causador da tensão no Assoalho Pélvico (AP) do que uma profissão específica. 

Quais outros fatores podem estar relacionados? 

Evacuações dolorosas, postura inadequada (mantendo posição de encurtamento por longos períodos), excessivo fortalecimento da região abdomino-pélvica, pós operatório na região íntima (episitomia) e/ou pélvica, ciclismo de competição podem ser fatores que desencadeiam tensão no AP. A falta do conhecimento da região íntima 

Presente em ambos os sexos? 

Sim! Por isso esteja sempre atento ao seu corpo. Demorar para iniciar o xixi, xixi com interrupção de fluxo, dor durante relação sexual e dor para evacuar são sinais de alerta. 

Como posso tratar? 

O Fisioterapeuta Pélvico após uma boa anamnese e avaliação física da musculatura do assoalho pélvico, poderá utilizar algumas manobras e técnicas de terapia manual. O Biofeedback pode ser utilizado, pois através de um display luminoso ou gráficos permite melhor percepção e consciência corporal do paciente. A massagem perineal e liberação de pontos gatilhos na região perineal também podem ser técnicas realizadas.

Dicas para cuidados em casa? 

  • Respire: A respiração é uma maneira de relaxar. Inspire profundamente puxando o ar pelo nariz e expire soltando o ar pela boca. Repita algumas vezes e se possível crie um ambiente agradável, com som e iluminação ambiente. Reserve alguns minutos do seu dia para você.
  • Alongue-se: O auto alongamento é uma ótima maneira de se conectar com seu próprio corpo, permitindo melhor conhecimento e percepção corporal, além de relaxar seus músculos. 
  • Posicione-se para o xixi e cocô: Sente-se com os pés apoiados em um banquinho ou degrau de maneira que seus joelhos fiquem levemente mais altos que seus quadris é uma maneira simples, mas que permite melhor relaxamento de seu assoalho pélvico, facilitando os esvaziamentos.