Bem, vamos lá! Este hoje você vai começar entender um pouquinho sobre Fisioterapia Pélvica e sua área de atuação. Antes de explicar o título deste texto, vou te fazer mais uma pergunta: Você conhece o seu períneo?
Ainda desconhecido de muitos e muitas, períneo é o nome popular dado para a Musculatura do Assoalho Pélvico ou MAP. Esse nome é dado pois os ossos da pelve (bacia) possuem essa musculatura posicionada em sua porção inferior, de maneira sustentar os órgãos pélvicos (útero, ovários, bexiga…), como uma cama elástica sustenta o peso de alguém que pula sobre ela.
Essa comparação feita entre a MAP e uma cama elástica não é a toa, pois se essa “cama elástica” está em ótimas condições, os órgãos pélvicos ficarão posicionados da maneiraideal nessa estrutura. Caso ocorra o enfraquecimento dessa musculatura, podem ocorrer algumas disfunções como: incontinência de flatos ou fezes, incontinência urinária e prolapsos (como por exemplo, bexiga caída).
A MAP é um conjunto de músculos estriados, que são estruturados assim como qualquer outro músculo do seu corpo, contraindo e relaxando. Na mulher a contração da MAP pode ser facilmente percebida internamente à vagina, logo na entrada e a alguns centímetros de profundidade. É ela a responsável pela sensação de pressão percebida durante a penetração e todo o ato sexual. No homem ela é percebida fechando o ânus e comprimindo a base do pênis, sendo responsável por aquele aumento temporário na ereção quando se faz a contração.
Os exercícios para a MAP exigem muita atenção, reconhecimento da região e “suor na camisa”! A fisioterapia pélvica atua no fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico. Após uma avaliação inicial são traçados os objetivos do tratamento e juntamente a paciente é desenvolvido um treino específico. Existem técnicas como a utilização de pesos vaginais ou o aparelho de biofeedback, que auxiliam no fortalecimento da MAP.
Sendo assim, se a MAP é um músculo e nos preocupamos em tonificar e trabalhar os músculos dos nosso corpo, não podemos esquecer de tonificar e trabalhar essa musculatura!