Um dos grandes desafios que os pais (e seus filhos) enfrentam durante o desenvolvimento, é o desfralde. Fase cheia de questionamentos, medos, preocupações para que os traumas sejam evitados, mas que faz parte do desenvolvimento e maturação de funções fisiológicas da criança. O desfralde deve ter como principal protagonista a criança e quando os sinais que eles demostram são respeitados, tudo flui de uma maneira muito mais suave. 

Muitos pais acham que o desfralde de ocorrer seguindo uma idade limite e padrão. Mas eu te pergunto: Todas as crianças começam andar com a mesma idade? E falar, sempre seguem um padrāo? Provavelmente sua resposta será não, pois cada criança tem o seu momento certo. Sendo assim, por que devemos esperar uma idade exata para o desfralde? 

Para que a criança seja desfraldada sem maiores dificuldades o ideal é sempre observar os sinais que elas nos dāo. Geralmente esses sinais iniciam por volta dos 2 anos e é esperado que o desfralde ocorra até os 5 anos.

Como sinais desse processo a criança por vezes demonstra vontade de ir ao banheiro, aproximando as pernas para segurar a vontade de urinar e até antes disso, incomoda-se com a fralda suja, pedindo para que seja trocada. Quando começa falar e perceber o desejo miccional antes que ele ocorra, ela passa avisar seus pais para que seja levada até o banheiro. 

Outros sinais são: 

– Avisar que estão com desejo de urinar ou defecar;
– Acordar por várias noites seco;
– Pedir para que sejam levados ao banheiro; 

E como posso auxiliar meu filho neste processo? 

É importante que os pais tenham muita calma e paciência. Apresentar livros e músicas que tratem a temática também é válido. Ambientar a criança ao banheiro, utilizando redutor de assento associado a um banquinho ou escadinha para que ele sinta-se mais seguro. Outra orientação que vale para meninos e meninas é: Estimule seu filho a urinar sentado! Essa posição promove maior relaxamento da musculatura pélvica, diminuindo a possibilidade de resíduo miccional. E após o xixi sempre conte até 10! Pois muitas crianças fazem xixi rapidamente e poucos minutos depois, dizem estar com vontade de urinar novamente… pode ser que “algo ficou para trás” e não foi eliminado totalmente. 

Respeitar a criança é sempre muito importante. E não se esqueça: Toda motivação é bem vinda!