O desfralde é um dos desafios enfrentado pelos pais, que por muitas vezes não recebem as orientações adequadas para realizar este processo. Um dos principais erros cometidos nesta fase, é a retirada prematura das fraldas, que por muitas vezes ocorre no momento conveniente para os pais, nem sempre respeitando as individualidades da criança.
É válido ressaltar que o controle sobre as funções urinárias e fecais ocorre a nível nervoso, portanto faz parte do desenvolvimento da criança, podendo ocorrer até os 5 anos de idade.
Caso este processo ultrapasse esta idade, é importante que os paisprocurem o auxílio de um fisioterapeuta especializado em fisioterapia pélvica infantil.
Algumas orientações podem ser seguidas para o êxito do desfralde:
Espere a hora certa da criança: quando ela começar pedir para ir ao banheiro é um sinal de que o desfralde pode ser iniciado;
Repare se a fralda de criança permanece seca pela manhã;
Utilize redutor de assento ou penico, proporcionando sempre um apoio para os pés;
Evite dar broncas quando ocorrerem escapes, pois eles são normais no início ;
Reduza a ingesta hídrica pela noite, abolindo líquidos 2 horas antes de dormir.
A motivação é sempre benéfica para o êxito deste processo!
Encontrei o post que estava procurando. Esses dias atras eu li em um post que quando a criança conseguir pular tirar os dois pés do chão, ela está ficando pronta para controlar os esfincteres, é verdade isso?
Meu pequeno esses tempos atrás pediu para ir no banheiro fazer coco, conseguiu fazer, mas se assustou com o barulho no vaso e nunca mais voltou hahaha tento estimular ele ir mas não tem adiantado 🙁