No último post abordei o tema #Prolapsos de Órgão Pélvicos (POP) e citei um tipo de tratamento conservador, realizado em consultório médico ou pelo Fisioterapeuta Pélvico (que sejam capacitados neste procedimento), que é o #pessário vaginal.
Os pessários são dispositivos de silicone que tem diversas formas (indicadas conforme a necessidade e caso do paciente) e são alternativas conservadoras (não cirúrgica) para tratamento do POP, sendo considerado primeira linha de tratamento. São muito comuns nos EUA, porém no Brasil há baixa taxa de indicação médica.
Em casos onde a cirurgia é contra-indicada (comorbidades, idade avançada e riscos relacionados), em pacientes colaborativas e que participam da terapia são excelente escolha terapêutica. Os POP causam grande impacto na qualidade de vida das mulheres que convivem com esta situação, aos primeiro sintomas converse com seu #ginecologista.
E aí, você conhece alguém que sofre com POP? É recente ou ela já foi submetida a cirurgia? Conta aqui para ajudar outras mulheres com a mesma queixa!