A musculatura do #assoalhopélvico tem a importante função de sustentação dos órgãos pélvicos e abdominais, permitir a sensação de pressão durante o ato sexual além de ser via de parto.
A gestação pode ser um dos fatores que provocam sobrecarga nessa musculatura, seja devido a via de passagem do bebê ou até mesmo a sobrecarga exercida durante o período gestacional. Porém mulheres que nunca gestaram também podem sofrer com os sintomas do enfraquecimento dessa musculatura.
Presença de gotas de xixi na calcinha, escapes de urina ao tossir, perda urinária durante o exercício físico na academia, dor durante a relação sexual são sintomas de que seu assoalho pélvico pode estar sofrendo alguma disfunção.
Por esse motivo se faz importante o cuidado preventivo e no início dos sintomas para que os resultados sejam mais eficazes.
Como posso trabalhar no cuidado preventivo? Os danos exercícios de contrair e relaxar são a chave desse cuidado. Porém é importante a avaliação de um profissional capacitado, pois assim como precisamos de orientação quando iniciamos exercícios na academia, precisamos saber qual tipo de exercício é mais adequado para o nosso caso, frequência e séries de repetição.
A Fisioterapia Pélvica, através de aparelhos e técnicas específicas vem apresentando bons resultados na reabilitação perineal. Os exercícios do assoalho pélvico são trabalhados diretamente na região perineal e buscam o fortalecimento dessa musculatura. É importante que entenda-se que esse tipo de profissional é capacitado para realizar uma avaliação direcionada e específica na região.
Atualmente, podemos contar também com o uso do #laser intravaginal que promove benefícios para mulheres que apresentam diminuição da lubrificação vaginal e consequente dor durante a relação sexual. Esse tipo de tecnologia à laser, também pode ser considerada como alternativa no tratamento de incontinência urinária de esforço, principalmente.
Fique atenta se perceber algum desses sintomas. Independente da idade, Perder xixi ou sentir dor durante a relação sexual não é normal!!