Por muitas vezes ouvi de profissionais da área da saúde a seguinte orientação:Para fortalecer a sua musculatura do assoalho pélvico(MAP), durante a micção você deve bloquear a saída da urina. Mas será que isso é verdade ou mito?

Realmente a força de contração da MAP é explicada para as pacientes como força de “segurar o xixi”, bloqueando a saída de urina pelo canal uretral. A MAP é perfurada pelo canal da uretra, sendo assim se a musculatura é eficaz e forte, durante a contração muscular ela deve conseguir desempenhar a função de continência urinária.

Porém, durante o ato miccional, nosso assoalho pélvico deve estar relaxado (de preferência deve-se adotar a posição sentada, com os pés apoiados no chão e roupa na altura dos tornozelos), de maneira que apenas a musculatura da bexiga se contraia e libere toda urina armazenada. Se, durante a micção a MAP se contrair, ela inibe o músculo da bexiga dificultando seu esvaziamento total, gerando resíduo miccional (urina que ficará na bexiga) que pode até mesmo resultar em refluxo de urina para os rins.

A adoção desse hábito e consequente aumento desse resíduo, associado à baixa ingesta hídrica e frequência urinária, pode ser um dos fatores da infecção urinária de repetição.

Sendo assim, evite realizar a contração da MAP ao urinar. Procure um Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Pélvica para que este avalie sua musculatura e direcione os exercícios que deve realizar.