Apresentando “barulho” semelhante aos flatos intestinais, os flatos vaginais podem ocorrer em situações diversas, gerando desconforto para mulher e seu parceiro.Durante a atividade sexual, o canal vaginal se abre para que ocorra a penetração e com isso a região fica sujeita a ser preenchida por ar. Algumas posições favorecem maior entrada de ar, sendo que ao finalizar o ato sexual, todo esse ar que entrou sairá de maneira abrupta, podendo ser acompanhado de um barulho. É importante que saibamos que existe a possibilidade de ocorrer situações como essa devido a escolha de posições favoráveis a esse acúmulo de ar.
Algumas mulheres relatam que ao executar movimentos de flexão das pernas sobre o tronco, como por exemplo o agachamnto ou leg press na academia, resultam em perda de ar pela vagina. Essas situações podem ocorrer por sobrecarga do assoalho pélvico durante a realização do movimento e falta de ativação dessa musculatura.
O enfraquecimento da MAP (musculatura do assoalho pélvico), pode ser associado a essas situações, porém não é causa isolada como exposto acima.
E o que posso fazer para que esses flatos não ocorram?
O treinamento da MAP aumenta a força dessa musculatura, proporcionando o aumento da pressão durante o ato sexual. Portanto, trabalhar essa musculatura é extremamente importante.
Se já tentou iniciar esse treinamento e sente-se insegura, procure um Fisioterapeuta Pélvico para que ele possa avaliar sua MAP e orientar quanto a modalidade de exercício que deve ser realizado.
Caso seja consenso do casal, adapte as posições escolhidas para que possam minimizar essas situações.
Mas acima de tudo entenda que esse tipo de episódio pode ocorrer. Informe seu parceiro e explique sobre o assunto, para que através do conhecimento sejam minimizados constrangimentos.
#santos #saúdefeminina #fisiopelvica #sexualidade