Você sabia que algumas mulheres não conhecem seu assoalho pélvico? Essa musculatura tem como funções na mulher a continência urinária, fecal e de flatos, ser via de parto vaginal e função sexual. 

Infelizmente muitas mulheres não conhecem seu corpo. A cultura de “não poder se tocar”, evitar de olhar sua genitália através do espelho, por vezes até mesmo falando que sua “vulva é feia”, ainda está enraizada em nosso dia a dia e como consequência dessa situação, ocorre a falta de consciência da musculatura do assoalho pélvico, além de disfunções sexuais. Mas por que essa consciência do assoalho pélvico é importante? O conhecimento dessa região está diretamente ligado com uma maior facilidade de chegada ao orgasmo. Mulheres que têm consciência perineal, durante a relação sexual conseguem ter mais satisfação sexual além de sentir-se bem juntamente ao seu parceiro. E também, por outro lado, mulheres que pensam em parto por via vaginal, quando tem essa consciência apresentam maior facilidade durante o momento do parto.

Por ser uma musculatura, o assoalho pélvico também precisa ser trabalhado. Exercícios direcionados para a região são extremamente importantes, independente da idade, com uma visão curativa e também preventiva. Da mesma forma que você se preocupa em ir a academia para praticar os exercícios físicos convencionais, você  também precisa se preocupar com o cuidado com seu assoalho pélvico, incluindo exercícios específicos.

Por isso: se conheça, se toque, permita que seu corpo se mostre à você! Com certeza você será muito mais feliz.