Algumas mulheres sofrem com disfunções sexuais que geram problemas em suas vidas pessoais, influenciando também a vida dos seus parceiros que se vêem sem saber o que fazer e como buscar tratamento.

A dispareunia é definida como dor durante a relação sexual, ocorre por dificuldade ou incapacidade de ter a penetração sexual e por vezes por redução da lubrificação local, podendo ter como consequência a perda de libido. Em grande parte dos casos a mulher tem desejo mas por algum motivo psicológico, físico ou os dois, não consegue ter uma relação sexual com qualidade.

Sentir dor não pode ser considerado como algo normal e devido a isso é importante a realização do diagnóstico correto para que seja realizado o tratamento mais indicado.

O vaginismo é uma disfunção sexual que causa angústia nas mulheres que são incapazes de ter penetração ou tem dificuldade para realizar o ato sexual. Ele ocorre por uma contração excessiva do assoalho pélvico, por vezes devido a uma incoordenação muscular que pode ser gerada pelo medo ou aversão ao sexo (estando aí a interação dessa disfunção com o estado psicológico da paciente que pode ter vivenciado situações difíceis com o assunto sexo, seja por medo ou abuso sexual). É importante o acompanhamento de um psicólogo que trabalhe com sexologia para o tratamento do coeficiente psicológico, mas a Fisioterapia Pélvica atua no treinamento dessa musculatura através de técnicas específicas, com objetivo de conhecer melhor essa região e buscar seu relaxamento.

A diminuição da lubrificação vaginal é um sintoma muito comum em mulheres que estão na fase do climatério e menopausa, gerando desconforto e dor durante o ato sexual, diminuindo sua qualidade de vida. A sensação de “vagina seca” durante a relação, causa desconforto durante a penetração, pode ser tratada com o uso de géis lubrificantes e terapia hormonal que deve ser feita sempre com acompanhamento médico, para que seja investigada a indicação do tratamento. Em alguns casos essas mulheres são beneficiadas com o uso do Laser de CO2 fracionado aplicado no interior do canal vaginal, tendo como objetivo a renovação da área íntima estimulando o rejuvenescimento dessa região e trazendo benefícios para a vida dessas mulheres.