Tenho publicado alguns post no site com assuntos geralmente voltados para o público feminino, mas vale a pena direcionar o assunto para o público masculino. O homem também tem períneo?
Sim! A musculatura do assoalho pélvico também é presente em homens e tem as mesmas funções: Continência urinária, fecal e de flatos, além de manutenção da ereção.
Diferentemente das mulheres, geralmente a incontinência urinária no homem surge como consequência da cirurgia de prostatectomia radical (retirada da próstata). Ela é comum após esse processo cirúrgico, sendo que em alguns casos a função retorna logo após, porém em outros ele persiste sendo necessário os exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico.
É importante uma avaliação dessa musculatura para que seja feito o reconhecimento das situações em que ocorrem as perdas, como também para adoção de hábitos e manobras que auxiliam para minimizar o problema.
Outra consequência da prostatectomia é a impotência sexual, que também é tratada pelo fisioterapeuta pélvico, através de exercícios para o assoalho pélvico, de maneira estimular o ganho de força, resistência e coordenação muscular.