Neste caso não existe “OU”, mas sim “A” escolha do Profissional capacitado para te ajudar neste processo. O vaginismo tem aspectos físicos, tratáveis pela Fisioterapia Pélvica e Psicológicos com impactos emocionais, que necessitam de acompanhamento com psicólogo.

Sou uma profissional mega adepta do trabalho em equipe e não consigo entender como ainda existem profissionais que se julguem capazes de fazer tudo sozinhos para tratar esta ou aquela disfunção… mas enfim opiniões(rs)

Por que ir ao Psicólogo? 

A #psicologia é uma área tão maravilhosa! Nos permitindo o entendimento de situações e vivências que por vezes não tínhamos ideia de seu impacto em nossas vidas e o quanto nos influenciam nas tomadas de decisões. Vivências que ficam lá em nosso lugar o mais íntimo, super escondidas e secretas. É por isso que ela precisa estar junto do tratamento para o vaginismo.

Por que ir ao Fisioterapeuta Pélvico? 

Este é o profissional especializado e capacitado para te acompanhar durante o tratamento, auxiliando nos aspectos físicos. Te dará suporte, oferecerá instrumentos e incentivos ao longo de todo o processo. Pois sabemos que o tratamento do vaginismo é global, não se reservando a técnicas isoladas. É realizado trabalho de respiração, relaxamento, melhora da coordenação e função do assoalho pélvico, termoterapia, Biofeedback…  

Posso tratar o vaginismo sozinha? 

Na verdade existem instrumentos como os #dilatadores que são vendidos sem prescrição e auxiliam no tratamento do vaginismo. Porém vale lembrar que muitas vezes (se não em todas), o problema da mulher que sofre com o vaginismo é muito mais do que apenas colocar e tirar dilatador… tem mulheres que utilizam até o último e continuam com dor durante o sexo #dispareunia.