Um dos importantes marcos da primeira infância, o desfralde por vezes gera preocupação para os pais e as escolas.  

Precisamos entender que ele deve ocorrer a partir dos sinais que a criança nos mostra e não quando consideramos que deve ser iniciado. Ele não deve ser “imposto” pelos adultos e sim deve ser visto como uma fase do desenvolvimento infantil, a criança é protagonista. 

O desfralde depende da maturação do sistema nervoso da criança, no que se refere ao controle de tronco, sensações do desejo miccional/fecal e boa comunicação com os adultos para auxilio da chegada até o banheiro. 

Importante ressaltar que: 

  • O desfralde do diurno ocorre em momento diferente do noturno; 
  • É esperado que o processo inicie por volta dos 2 anos. Não significa que a criança estará sem fraldas aos 2 anos. É um processo! 
  • Existem duas fases: sentir que a fralda está suja/ sentir que algo está prestes a “sujar”. 
  • Por vezes, regredir o processo é mais benéfico evitando estresse emocional para a criança. 

O que fazer para auxiliar no processo? 

  • Aumente a oferta de liquidos, preferencialmente água ao longo do dia, reduzindo durante a noite. Isto ajuda para aumentar a capacidade da bexiga. 
  • Aos poucos, reduza a oferta do leitinho antes de dormir, para que o volume da fralda pela manhã diminua. 
  • Explique para a criança, de maneira lúdica, onde os adultos fazem xixi/cocô, mostre músicas e livros com esta temática; 
  • Vista a criança com roupas fáceis de retirar e que ela consiga manusear;   
  • Adapte o banheiro da casa para que a criança suba no vaso sanitário, com segurança: utilize redutor de assento e um banco/escada para que ela apoie os pés e sinta-se confortável. 
  • NÃO tenha pressa! NÃO compare a criança; EVITE punições e SEMPRE incentive os ganhos obtidos.