Já fiz algumas publicações sobre o tema desfralde e os cuidados que são importantes neste processo, mas devido ao grande interesse e dúvidas

que os pais apresentam, resolvi falar um pouco mais sobre assunto (clique na aba Pediatria para ler outros artigos).
A maturação vesicoesfincteriana ocorre como os outros processos que acompanham o desenvolvimento infantil: gradativamente e diferente para cada criança.
Geralmente a partir dos 2 anos algumas crianças começam demonstrar sinais de que estão desenvolvendo a percepção da região pélvica, tendo sensação e desejo de urinar/evacuar, conseguindo avisar seus pais quando sentem essas alterações em seus corpinhos.
Sendo assim, começam avisar, “segurar” e deslocam-se até algum local que consideram adequado para eliminar essas excreções.
Algumas crianças conseguem passar por essa fase rapidamente, porém outras não.
Considera-se normal que até os 5 anos esse processo de maturação ocorra e caso prolongue-se além dessa idade é importante procurar auxilio de um urologista ou nefrologista pediátrico, para que seja feito o diagnóstico após exame clinico e exames complementares. Em alguns casos o tratamento através da Fisioterapia Pélvica será indicado. Através de orientações, técnicas e aparelhos específicos o fisioterapeuta pélvico poderá auxiliar nesse processo.
A principal orientação aos pais é: Esperem o tempo de seus filhos, respeitem os sinais que eles dão! Mas quais sinais são esses?
• Avisar que estão com desejo de urinar ou defecar;
• Acordar por várias noites seco;
• Pedir para que sejam levados ao banheiro;
É importante que os pais tenham muita calma e paciência. Apresentar livros e músicas que tratem a temática também é válido. Ambientar a criança ao banheiro, utilizando redutor de assento associado a um banquinho ou escadinha para que ele sinta-se mais seguro. Outra orientação que vale para meninos e meninas é: Estimule seu filho a urinar sentado! Essa posição promove maior relaxamento da musculatura pélvica, diminuindo a possibilidade de resíduo miccional. E após o xixi sempre conte até 10! Pois muitas crianças fazem xixi rapidamente e poucos minutos depois, dizem estar com vontade de urinar novamente… pode ser que “algo ficou para trás” e não foi eliminado totalmente.
Fique a vontade para me enviar perguntas sobre o assunto! Espero poder ajudá-los nessa fase tão importante e cheia de novidades para os papais e mamães, quanto para os pequenos.

#enurese #pediatria #fisioterapiapelvica