Você já ouviu falar que o intestino é seu segundo cérebro ou sobre a origem da palavra “enfezado”
A explicação vem da presença do segundo maior sistema nervoso do nosso corpo encontrar-se no intestino, sendo ele também responsável pela formação de 80% da serotonina produzida em nosso organismo (hormônio que regula a sensação de bem-estar).
Para saber que nosso intestino está funcionando bem alguns sinais devem ser observados, como por exemplo a frequência das evacuações e o tipo das fezes que são produzidas.
A Escala de Bristol é muito utilizada nos consultórios dos proctlogista, gatroenterologistas, nutricionistas e é claro que dos Fisioterapeutas Pélvicos.
Existe ainda uma associação da enurese (xixi na cama) com a constipação.
Dicas:
- Beba água : Multiplique seu peso pelo numero 35 e o valor obtido usamos como meta de liquido diário. Prefira ingerir o liquido ao longo do dia, evitando após as 18 horas (principalmente se for uma criança enurética ou adulto com nocturia).
- Alimentação saudável: Coma fibras, verduras, legumes, frutas com frequência diária, para que seu cocô fique lindo.
- Pratique atividade física: A OMS orienta a prática de exercicios fisicos leve ou moderado diariamente por 22 minutos (150 semanais) para redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, e no “combo” ajudamos nosso intestino.
Quando nosso intestino funciona bem, tudo funciona bem!