Muito comum , porém não deve ser considerada normal, a #incontinenciaurinária pode acometer a mulher em todas as fases da vida.

A perda de urina involuntária, seja ela na forma de pequenos escapes (gotinhas de #xixi na calcinha), moderados (perda de urina em jatos) ou severos (estes sim quando a mulher perde toda urina) causa impacto social além de higiênico, diminuindo a #qualidadedevida dessas mulheres.

✅Por que ela ocorre? 

Alterações hormonais, presentes no período gestacional e pós parto, a #menopausa e a sobrecarga causadas por atividades físicas de alto impacto 🏋️‍♂️(#Crossfit , #jump e #corrida) e também a gestação e/ou parto por via vaginal são situações que podem provocar a incontinência urinária.

✅Como tratar?

Existem vários tipos de tratamento que dependem da fase de vida, do tipo de incontinência e severidade do quadro.

Em alguns casos o melhor tratamento a ser realizado é o cirúrgico, porém atualmente tem-se apostado cada vez nos resultados obtidos pelas #FisioterapiaPelvica . Em alguns casos e quando a Fisioterapia é realizada por um profissional habilitado e com experiência na área os resultados são excelentes.

✅Existe prevenção? 

Sim! Existem exercícios que fortalecem a musculatura do assoalho pélvico e ajudam prevenir a incontinência urinária. São exercícios direcionados a esta musculatura podendo ter como auxílio os #conesvaginais por exemplo, nas fases mais avançadas do treino.

E você mulher, já exercita seu períneo? Quanto antes tivermos esta consciência muito melhor será nossa relação com esta musculatura tão importante. Os exercícios ajudam na prevenção das disfunções do assoalho pélvico e alem disto, ajudam na melhora das função sexual feminina 😏Vale super a pena não é?

#ginecologia #urologia #sexualidade #empoderamentofeminino #santos013