A musculatura do assoalho pélvico é um importante grupo muscular responsável por funções como a continência urinária e fecal ao se contrair; contribui para a sustentação dos órgãos pélvicos; seu relaxamento permite o esvaziamento intestinal/miccional, além de ser via de parto. 

Sempre quando eu participo de eventos ou que coloco novos post por aqui, recebo perguntas sobre o assunto e percebo o quanto ele ainda gera dúvidas. Com isso resolvi escrever algumas verdades e mitos para responder as dúvidas mais comuns. 

  • O pilates e yoga tratam a incontinência urinária (IU).  

MITO. O tratamento para a incontinência urinária se da através de exercícios que são direcionados e específico realizado na musculatura do #AssoalhoPélvico (AP). A #FisioterapiaPélvica é a área da Fisioterapia que trata as disfunções que acometem esta musculatura.  

  • A #incontinênciaurinária é mais comum na mulher.  

VERDADE. Devido a anatomia feminina, alterações hormonais e #gestação, a mulher sofre sobrecarga no assoalho pélvico e com isso está mais propensa a este sintoma. 

  • A cirurgia é indicada em todos os casos.  

MITO. Existem vários tipos de incontinência urinária, sendo assim o tratamento depende da fase de vida da mulher, do tipo de incontinência e severidade do quadro. Existem casos onde a cirurgia é indicada, mas em outros a Fisioterapia Pélvica é a primeira linha de tratamento. Em alguns tipos de incontinência se faz necessário o uso de medicamentos específicos, sendo importante a avaliação de um #uroginecologista/ #urologista. 

  • É normal ao envelhecer.  

MITO. Não é normal, porém é comum com o passar dos anos. A incontinência urinária pode estar presente em qualquer fase da vida, desde a infância até a idade mais avançada por motivos diferentes que a desencadeiam. Perder urina nunca é normal! Os pequenos escapes, que as vezes acontecem durante uma tosse ou espirro, ao levantar peso ou no exercício da academia, são indicativos de que algo não está bem e se faz necessário atenção e tratamento.  

  • Existe prevenção para a IU.  

VERDADE. Existem exercícios que fortalecem a musculatura do assoalho pélvico e previnem a IU. São exercícios realizados na região e direcionados para esta musculatura, como por exemplo os exercícios de kegel. Mas atenção: é muito importante a supervisão de um profissional qualificado na área de Fisioterapia Pélvica para que você realize os exercícios corretamente. Após uma avaliação você será orientado para realizar o treinamento em casa e fará com mais segurança. 

  • A IU é sempre causada pelo #partonatural. 

MITO. A incontinência Urinária tem várias causas, uma delas é o estresse causado durante o trabalho de parto, mas além disto a sobrecarga que ocorre durante a gestação, os exercícios físicos de impacto (jump, levantamento de peso), multiparidade, e alterações hormonais que ocorrem no #pósparto e #menopausa também podem causar IU. 

  • Exercícios como #Crossfit, #jump e corrida prejudicam o assoalho pélvico.  

VERDADE. Existem estudos científicos que vem estudando a prevalência e incidência das #disfunçõesdoassoalhopélvico relacionados com a prática de exercícios físicos que sobrecarregam essa musculatura. Tem sido observado que eles podem causar a incontinência urinária de esforço. A solução é ter uma atenção especial com o assoalho pélvico da praticante destes exercícios realizando um trabalho preventivo.