Uma pergunta que muitos ainda me fazem é: Como a Fisioterapia pode auxiliar no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP)? Bem, a Fisioterapia é composta por várias áreas, entre elas a Fisioterapia Pélvica, área que atua no tratamento das disfunções cinético- funcionais da pelve humana.

Há algum tempo atrás, postei um texto explicando sobre a área de atuação da Fisioterapia Pélvica, ela é abrangente e vale a pena conhecer mais sobre o assunto. Hoje falarei resumidamente sobre algumas técnicas usadas pelo Fisioterapeuta Pélvico.

Eletroestimulação: É a utilização de corrente elétrica para contração muscular. Utiliza-se um aparelho emissor da corrente que é recebida pelo paciente através de sonda posicionada no canal vaginal ou anal. O estímulo não deve gerar dor, mas proporcionar uma resposta de contração pelo paciente.

Biofeedback: O BF é um aparelho que permite a interação entre a contração executada pelo paciente, que é detectada através de uma sonda introduzida no canal vaginal ou anal e possibilita que este visualize em uma tela ou através de luzes o seu desempenho.

Cones Vaginais:  Os cones assemelham-se a absorventes internos e possuem peso, sendo introduzido no canal vaginal oferecem resistência para a MAP.

Alguns exercícios podem auxiliar no fortalecimento da MAP, como por exemplo o Pilates, que trabalha a contração dessa musculatura durante os movimentos que são realizados, porém é importante ressaltar que eles não são exercícios específicos.