Você conhece alguém que passa horas sem urinar? Por vezes essa pessoa inicia seu dia de trabalho ou vai para escola/faculdade e segura o xixi até o último instante? Este mau hábito é muito comum, mas nem um pouco normal. A correria do dia-a-dia é tão intensa que quando vamos perceber nos “esquecemos” de nossas funções básicas!
Nossa bexiga é um órgão que tem como principal função armazenar o xixi para que no momento e local ideais possamos esvaziá-la. Porém algumas pessoas ignoram o desejo miccional e postergar a ída ao banheiro para urinar. Este hábito ao longo do tempo pode resultar em infecções urinárias, dificuldades para esvaziar a bexiga totalmente gerando resíduo pós micção e até mesmo escapes de urina. É muito comum crianças que chegam para iniciar tratamento devido queixa de calcinha ou cueca molhada quando chega da escola e quando questiono sobre as micções, geralmente os pais relatam que a criança segura o xixi por muitas horas.
Em média, devemos urinar cerca de 5 a 8 vezes por dia, tendo intervalos de cerca de 2:30 a 3 horas entre as micções. É claro que isso é diferente entre as pessoas, sendo sempre importante conhecer o caso para fazer a melhor orientação. A realização de um diário miccional de 2 dias auxilia no tratamento para que possam ser feitas adaptações para mudanças nos hábitos diários.
Algumas dicas que podemos usar em nosso dia-a-dia são:
- Aumento da ingesta hídrica: Ao tomar água possibilitamos que nosso corpo fique hidratado e além disso, favorecemos a limpeza de nossas vias urinárias, durante a micção.
- Xixi com hora marcada: Por vezes é interessante que criemos uma rotina de micções, pois devido ao hábito de postergar o desejo miccional ocorre a diminuição na percepção de que a bexiga está cheia. Portanto atente-se aos horários que faz xixi.
- Relaxe e… urine: É muito importante atenção para que ao urinar façamos o mais relaxado possível, sem realizar força para expulsar a urina, fazendo o “xixi até o final”. A posição sentado, com os pés apoiados no banquinho e corpo inclinado para frente auxilia na boa eliminação! Esta dica eu passo tanto para as crianças quanto para os adultos.